Somos a Roda de Matemática: uma escola de matemática para crianças de 5 a 14 anos
Este projeto surgiu da ideia de ensinarmos nossos filhos a amar a matemática e construir uma relação positiva com essa incrível área do conhecimento humano. Somos um grupo multidisciplinar apaixonado pela matemática e pelo desenvolvimento infantil.
A Roda de Matemática é um curso com a missão de despertar o amor pela matemática nas crianças desde cedo. Na Roda, as crianças fazem matemática de verdade, de forma prazerosa, interessante e criativa, quebrando paradigmas.
Buscamos o desenvolvimento do raciocínio matemático (que é lógico, criativo e flexível) e da capacidade de comunicação das ideias. Os alunos aprendem de forma ativa e colaborativa em pequenos grupos. Ao discutir suas ideias com os colegas, os alunos organizam e aprofundam seu entendimento.
As Rodas são dinâmicas e o aprendizado acontece pelo desafio de solucionar problemas abertos, e não por meio da repetição de exercícios. Assim, permitimos que nossos alunos construam um raciocínio flexível, que será ferramenta essencial para toda a vida, nas mais diversas áreas e atividades.
Nossa Inspiração: os Círculos de Matemática
Os círculos de matemática são encontros regulares de estudantes sob a liderança de um professor, com o objetivo de discutir problemas matemáticos. Os círculos são uma parte importante da cultura matemática da Europa Oriental onde existem há mais de um século em países com grande tradição e amor pela matemática, como Russia e Hungria. O “currículo” dos círculos é composto por problemas que não se limitam o currículo escolar, trabalhando em diversas áreas do pensamento matemático. São ambientes de investigação intelectual que desenvolvem confiança, perseverança e a criatividade matemática. Nos círculos, os alunos aprendem matemática fazendo matemática.
“Se me der uma resposta, eu esquecerei, mas se me fizer uma pergunta, eu descobrirei.”
Como aprender matemática?
As pesquisas na área de educação da matemática das últimas décadas mostram que um ambiente aberto e participativo, engajado na solução de problemas, é o formato ideal para desenvolver o amor pela matemática e seu entendimento.
É importante que os alunos sejam desafiados, que o esforço seja valorizado e que o erro seja encarado com uma oportunidade única de real entendimento da matemática. Os problemas devem ser abordados de diferentes formas, apresentando a matemática como uma forma criativa e flexível de pensar.
Numa classe não pode haver estereótipos, todos são capazes de aprender. É esse ambiente que o aluno encontra na Roda de Matemática.
Referências: Jo Boaler, "How to learn math?", 2013; Carol Dweck, "Mindset", 2012.
O que valorizamos na Roda de Matemática
“O melhor presente que os pais podem dar aos seus filhos é ensiná-los a amar desafios, intrigarem-se com os erros, apreciarem o esforço e continuarem aprendendo. Assim, as crianças não serão reféns do elogio. Ao longo da vida, terão ferramentas para construir e manter sua própria confiança.”
Os fundamentos da Roda de Matemática
Onde estamos?
R. Cônego Eugênio Leite, 933, cj 111 - São Paulo - SP