Somos a Roda de Matemática: uma escola de matemática para crianças de 5 a 14 anos

A Roda de Matemática é uma escola de matemática inovadora em formato presencial (São Paulo, SP) e virtual para o Brasil e o mundo para crianças e jovens entre 5 e 14 anos. Desde 2016 trabalhamos para despertar o amor pela matemática nas crianças de uma forma interessante, criativa e única. As aulas acontecem em pequenos grupos, mediados por professores matemáticos, onde trabalhamos atividades investigativas de matemáticas diversas.

  Amor pela matemática

Temos a missão de despertar o amor pela matemática nas crianças desde cedo. Na Roda, os alunos fazem matemática de verdade, de forma prazerosa, interessante e criativa.

  Raciocínio e comunicação

Buscamos desenvolver o raciocínio matemático (que é lógico, criativo e flexível) e a capacidade de comunicação das ideias. Os alunos aprendem de forma ativa e colaborativa em pequenos grupos. Ao discutir suas ideias com os colegas, os alunos organizam e aprofundam seu entendimento.

  Solução de problemas

Os encontros  são dinâmicos e o aprendizado acontece pelo desafio de solucionar problemas abertos, e não por meio da repetição de exercícios. Assim, permitimos que nossos alunos desenvolvam habilidades  que serão  essenciais nas mais diversas áreas da vida


 Matérias sobre a Roda de Matemática:

BLUE (3).png

Nossa Inspiração: os Círculos de Matemática

Os círculos de matemática são encontros regulares de estudantes sob a liderança de um professor, com o objetivo de discutir problemas matemáticos. Os círculos são uma parte importante da cultura matemática da Europa Oriental onde existem há mais de um século em países com grande tradição e amor pela matemática, como Russia e Hungria. O “currículo” dos círculos é composto por problemas que não se limitam o currículo escolar, trabalhando em diversas áreas do pensamento matemático. São ambientes de investigação intelectual que desenvolvem confiança, perseverança e a criatividade matemática. Nos círculos, os alunos aprendem matemática fazendo matemática.

Se me der uma resposta, eu esquecerei, mas
se me fizer uma pergunta, eu descobrirei.
— Robert Kaplan, The Math Circle - Harvard

Como aprender matemática?

As pesquisas na área de educação matemática das últimas décadas mostram que um ambiente aberto e participativo, engajado na resolução de problemas, é o formato ideal para despertar o interesse e aprender matemática de forma significativa.

É importante que os alunos sejam desafiados, que o esforço seja valorizado e que os erros sejam encarados com uma oportunidade de entendimento da matemática. Os problemas devem ser abordados de diferentes formas, valorizando a compreensão e o processo de resolução e não apenas a resposta em si.

Numa sala de aula não deve haver estereótipos relacionados a quem pode aprender matemática, as pesquisas mais recentes em neurociência apontam que todos são capazes de desenvolver essas habilidades. É esse ambiente que o aluno encontra na Roda de Matemática.

Referências: Jo Boaler, "How to learn math?", 2013; Carol Dweck, "Mindset", 2012.

VIDEO: "E se a melhor forma de aprender matemática fosse em uma roda, trocando ideias?"

BLUE (3).png

O que valorizamos na Roda de Matemática

O melhor presente que os pais podem dar aos seus filhos é ensiná-los a amar desafios, intrigarem-se com os erros, apreciarem o esforço e continuarem aprendendo. Assim, as crianças não serão reféns do elogio. Ao longo da vida, terão ferramentas para construir e manter sua própria confiança.
— Carol Dweck, Stanford Univesity

VIDEO: ‘Aprendendo matemática, fazendo matemática.’


Os seis fundamentos da Roda de Matemática

As rodas são baseadas em seis fundamentos matemáticos que se intercalam e retornam em ciclos ao longo de cada semestre, desafiando os alunos gradualmente e estimulando, assim, a flexibilização do pensamento na solução de novos problemas.

fundamentos-matematicos-roda.png

Quer saber mais? Clique no nosso Perguntas e Respostas ou fale com a gente:


Em Pinheiros:

R. Cônego Eugênio Leite, 933, cj 111 - São Paulo - SP